A representação feminina nas câmaras baixas dos parlamentos na américa latina e a qualidade da democracia
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v25i49.20034Keywords:
Democracia, Representação, Mulheres, América Latina.Abstract
A baixa representação da mulher na política é uma realidade observada em
maior ou menor medida em vários países do mundo. Um dos pré-requisitos para a igualdade de
gênero é a paridade representativa nos cargos políticos eletivos. Deste modo, este trabalho propõe um estudo sobre a presença das mulheres nos parlamentos (Lower or Single House) em países da América Latina e a qualidade da democracia nesses, conforme os indicadores internacionais. A pesquisa tem dois objetivos: 1) analisar qual a representação da mulher em países da América Latina e a qualidade democrática conforme o índice do ranking da qualidade da democracia; 2) verificar se a maior ou menor representação das mulheres corresponde aos melhores ou piores índices de qualidade da democracia nos países selecionados da América Latina. A metodologia utilizada é pesquisa quantitativa de análise de conteúdo, que permite identificar o número de mulheres eleitas nos parlamentos dos países da América Latina nas últimas eleições conforme o banco de dados do Quota Database5 . Trabalhamos com a hipótese de pesquisa de que os países da América Latina, que apresentam um maior percentual de mulheres no parlamento e que possuam quotas para candidaturas de mulheres, tendem a apresentar melhores princípios democráticos, de acordo com critério do ranking internacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.