A integração entre argentinos e brasileiros no Sudoeste do Paraná – Capanema e Andresito
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v25i50.21192Keywords:
Integração fronteiriça, integração cultural, fronteira, fronteira cultural.Abstract
Este artigo pretende abordar as relações estabelecidas na fronteira internacional entre Brasil e Argentina na localidade que compreende os municípios de Capanema no Sudoeste do Paraná e Comandante Andresito na Província de Misiones no Nordeste da Argentina. O conceito de fronteira vem sendo estudado por diversas áreas e de diversas formas, superando a ideia de fronteira apenas como divisão/limite entre um país e outro, mas sendo pensada também como uma fronteira Cultural. As fronteiras, antes de serem marcos físicos ou naturais, são, sobretudo, simbólicas, pois ao mesmo tempo em que elas carregam consigo um significado de divisão, restrição, separação de modos de vida ou mesmo de idiomas, elas trazem uma rede de relações entre os habitantes de ambos os lados. Este artigo pretende pensar a integração na fronteira como uma relação cultural que vai muito além da questão física e das leis ali estabelecidas. Realizaremos uma breve análise de como as lideranças locais e nacionais pensam as políticas públicas voltadas para essas localidades e de que maneira atendem às necessidades e aos anseios da população transfronteiriça.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.