A primeira greve dos professores do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v25i50.21200Keywords:
Professores, condições de trabalho, greve, APP-Sindicato.Abstract
A pesquisa em andamento tem como objetivo investigar as condições de trabalho dos docentes da educação básica da rede pública do Paraná. Pode-se dizer que o estudo de uma categoria de trabalhadores(as) que vivem um paradoxo de condições materiais, sentimentais e simbólicas. Ou seja, ora respeitada, valorizada e reconhecida como necessária para a emancipação humana; ora questionada por onerar os cofres públicos, responsabilizada unicamente por não ofertar um ensino de qualidade e precarizada na remuneração e condições de trabalho. Neste sentido, pretende-se analisar as avaliações e as interpretações destes(as) trabalhadores(as) a partir das suas experiências concretas de vida e de trabalho. Em outras palavras, o que eles acham que são? Porém, precisa-se aprofundar para além destas questões, isto é, sair da aparência e mergulhar na essência que estrutura as contradições sociais em que estes sujeitos estão inseridos. Assim sendo, neste artigo pretende-se expor algumas hipóteses de trabalho, assim como apresentar e analisar as principais reivindicações da categoria e suas conquistas na greve de 1963, a partir das fontes da APP-Sindicato e do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.