“Eu vejo na minha sexualidade o motivo para viver melhor o que é ser cristão”: Ressignificação e regulação das homossexualidades no Projeto Aprisco
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v28i55.28031Keywords:
Homossexualidades, religião, identidades, sexualidades.Abstract
O Projeto Aprisco é uma iniciativa da comunidade católica Fraternidade O Caminho, no munícipio de Campo Mourão, PR, que visa dialogar e acolher pessoas com relacionamentos homossexuais. Neste artigo, analisamos as compreensões desses sujeitos no que tange às experiências no âmbito religioso, buscando observar de que forma os mesmos ressignificam a relação com a religião e as sexualidades. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 participantes do Projeto, com idades entre 22 e 30 anos, e que mantinham relacionamentos homossexuais. Os resultados evidenciaram o enraizamento de uma concepção heteronormativa que é compartilhada pela Igreja, pela sociedade e também pelos próprios participantes. Após serem acolhidos(as), esses sujeitos compreendem essa iniciativa como uma rede de apoio, o que acaba por ressignificar a relação com a Igreja, com Deus e com as sexualidades. Todavia, esse acolhimento acontece por meio de uma regulação das sexualidades, de modo que tal elemento, assim como a dimensão religiosa, têm atuado como modeladores da subjetividade dos membros do Projeto Aprisco.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.