Relações de gênero: uma problematização acerca da ausência de discussões no âmbito do Ensino Médio

Autores/as

  • Juliana Almeida Matos
  • Tcharles Gonçalves Schmidt
  • Marco Antonio Arantes

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v20i40.10055

Palabras clave:

Genre relations, Methodology, Education

Resumen

Partindo da realidade observada nas escolas em que o PIBID deCiências Sociais atua na cidade de Toledo, o presente artigo tem comoobjetivo problematizar a ausência da discussão sobre as relações edesigualdades de gênero no âmbito do Ensino Médio, bem como a poucapreocupação que se tinha, até pouco tempo, com o mesmo tema por partedos documentos que regem e orientam a educação básica no Estado doParaná; cenário este que começa a sofrer alterações em 2010, com apublicação das Diretrizes Curriculares de Gênero e Diversidade Sexual.Pretende-se, também, sugerir métodos e instrumentos para a abordagemdo conteúdo em questão no ambiente da sala de aula, tendo como baseteórica os pressupostos da pedagogia histórico-crítica.

Publicado

01-01-2000

Cómo citar

MATOS, J. A.; SCHMIDT, T. G.; ARANTES, M. A. Relações de gênero: uma problematização acerca da ausência de discussões no âmbito do Ensino Médio. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 20, n. 40, p. 211–224, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v20i40.10055. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/10055. Acesso em: 11 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos