A língua de sinais e a construção da identidade surda: cultura, educação e inclusão social
Resumo
Este estudo analisa a relação entre a língua de sinais e a identidade surda, explorando como a língua de sinais impacta a comunicação e a cultura dentro da comunidade surda. A língua de sinais tem um papel central na construção e expressão da identidade Surda. É de nosso interesse, abordar as características da língua de sinais, sua importância no cotidiano dos surdos e como ela transmite aspectos da cultura surda, bem como os impactos na autoimagem ao que se refere às relações sociais. Para tal, esse estudo utilizar-se-á da revisão bibliográfica para subsidiar nosso tema. Pois compreendemos que a Língua de Sinais emerge não apenas como um meio de comunicação, mas também como um componente essencial na formação e expressão da identidade surda. Portanto, nosso estudo possibilitará uma reflexão quanto a riqueza e a complexidade dessa comunidade. Assim sendo, a Língua de Sinais não é um sistema de comunicação alternativo, mas sim a manifestação da diversidade linguística e cultural da comunidade surda na comunicação com a comunidade ouvinte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.