Etnicidade em Assentamentos do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v16i31.8765Palabras clave:
Racismo. Reforma agrária. Renda agrícolaResumen
De forma homóloga à realidade geral da sociedade brasileira, por meio de umdiagnóstico de sistemas de produção, realizado na safra 2004/2005, para uma amostra de13% da população total, observamos, nos assentamentos do Rio Grande do Sul, um diferencialde renda (neste caso, agrícola) entre brancos e não brancos. A discussão desse resultadopermitiu perceber que o processo de dominação simbólica (o racismo) na reforma agrária sedá pela construção de um tipo-ideal de assentado (o colono de origem europeia), tendendoa promover a desmoralização, individual e coletiva, dos chamados “brasileiros” – mais voltadosa uma economia de aprovisionamento –, seja pelo efeito de destino que engendra entre osestigmatizados, ou mesmo na própria (não)ação dos agentes de desenvolvimento. Tal situaçãonos proporcionou desenvolver uma discussão voltada à análise das contradições de políticaspúblicas universalistas que ignoram o viés étnico.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.