SEGURANÇA NACIONAL NA TRÍPLICE FRONTEIRA ENTRE ARGENTINA, BRASIL E PARAGUAI: EXÉRCITO BRASILEIRO
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v22i44.12936Mots-clés :
Fronteira, Segurança Nacional, Exército brasileiro, Soberania Nacional, Colônia Militar.Résumé
Este artigo tem como objetivo principal debater a respeito da região de fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, abordando sobre a segurança nacional, sendo o Exército Brasileiro como principal instrumento de organização e controle, reprimindo as ilegalidades que permeiam a região. A soberania nacional implica em manter o domínio geopolítico do Estado-Nação. De acordo com seu dinamismo, a tríplice fronteira desencadeia uma série de problemas, exigindo atenção especial do Governo Brasileiro na formulação de estratégias, visando à integridade do território e da sociedade. A presença do Exército Brasileiro em Foz do Iguaçu, desde a colônia militar, em 1889, até os dias atuais, representado pelo 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, é estrategicamente coordenada pelo governo tendo como objetivo o domínio territorial, além de desempenhar atividades que possibilitem eliminar a vulnerabilidade da fronteira e, assim, manter a diplomacia entre os países vizinhos – Argentina e Paraguai –, evitando possíveis conflitos tanto entre a população quanto entre países. Na metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica para se abordar a temática, na qual diversos autores contextualizam a história e relatos a respeito da Colônia Militar, o Exército Brasileiro e estratégias que são desenvolvidas para a região de Fronteira.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.