Amor e guerra em Dr. Strangelove: paródias da Guerra Fria e da arma nuclear
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v25i49.20037Keywords:
Dr. Strangelove, Guerra Fria, Amor, King KongAbstract
Este artigo analisa os significados políticos do filme Dr. Strangelove no contexto
da Guerra Fria, ressaltando como as preocupações com as armas nucleares durante aquele
período permitem à obra de Stanley Kubrick examinar de maneira criativa os paradoxos e as
situações tragicômicas da Guerra Fria em três planos: no primeiro, por meio de metáforas e
significados que decorrem das personagens; no segundo, ressaltando como o contexto militarista da Guerra Fria conduz ao paradoxo do surgimento de paixões militaristas (o amor pela bomba nuclear); e, no terceiro, Dr. Strangelove insinua uma reflexão sobre o tipo de loucura que sugere a teoria da dissuasão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.