Língua jopará e a construção do ethos do jornal Diário Popular. A imagem de si e do outro
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v25i50.21199Mots-clés :
Jopará, ethos, persuasão, Jornal Diário Popular.Résumé
Este artigo tem como objetivo entender e discutir o modo como o Jornal Diário Popular do Paraguai constrói a imagem de si e do outro em sua página policial, construindo dessa maneira seu ethos popular, por meio de escolhas lexicais, em língua guarani misturada à espanhola. Tendo o Paraguai as línguas guarani e espanhol como oficiais, o jornal em foco poderia optar por uma redação monolíngue, mas não o faz, por razões essencialmente comerciais. Seguindo uma linha editorial mais assistencialista e sensacionalista, o jornal apela para a mescla de idiomas, como forma de chegar ao seu público, já que a língua híbrida é comum na rotina, em situações familiares e informais, estando a gosto do perfil do possível público leitor. Neste artigo debruçamo-nos sobre as palavras em guarani, com a finalidade de observar o poder persuasivo destas, na medida em que são usadas como maneira de construir um ethos popular. Para tanto, usamos como metodologia o estudo de caso, da edição de 01 de julho de 2011. Apoiamo-nos, também, nos preceitos da Análise do discurso, especialmente nas bases teóricas que entendem a interligação entre o discurso e a construção de uma imagem de si. Este trabalho se justifica, essencialmente, pela importância de estudos do uso da palavra em público, bem como entender o processo de persuasão no contexto em que se apresentaTéléchargements
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