Sobre sagrados políticos feministas e ação ecumênica de mulheres
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v28i55.28037Mots-clés :
Mulheres ecumênicas, sagrados políticos, silenciamentos históricos, teologias e epistemologias feministas.Résumé
Em minha tese, escolhi seguir epistemológica e etnograficamente a proposta de algumas mulheres ecumênicas, com as quais construí afinidades políticas feministas de que haveria uma história a ser contada sobre elas e seus feitos naquele campo social. Desse modo, assumi uma escrita etnográfica epistemologicamente feminista, que é fruto de um “nós mesmas” (DUARTE, 2018), que construímos como companheiras intelectuais (BORGES, 2009, p. 36) e políticas e que não se findou com a defesa pública de um texto acadêmico. Neste artigo, analiso como essas mulheres vêm construindo seus sagrados políticos no campo do ecumenismo, em diálogos e reticências com as teologias feministas, movimentos de mulheres e/ou feminismos laicos, para denunciarem as ausências femininas na história e na historiografia ecumênica e como os próprios espaços de atuação política do movimento ecumênico, considerado parte do campo progressista cristão, também se estruturam por desigualdades de gênero.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.