Áreas verdes urbanas: uma proposta para conservação da biodiversidade e educação ambiental, estudo de caso do Bosque da UTFPR, Câmpus Medianeira
Résumé
O crescimento urbano trouxe a degradação de ecossistemas florestais, que quando ainda restam, estão presentes na forma de fragmentos dentro das cidades (áreas verdes urbanas). A UTFPR, Campus Medianeira possui um fragmento de 5500 m2 que é chamado de Bosque da UTFPR. A presença de áreas verdes urbanas influencia positivamente uma cidade, tanto provendo serviços ecossistêmicos quanto qualidade de vida para a população do seu entorno. Além disso, uma Universidade tem um papel primordial em difundir conhecimento, tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a comunidade externa. Propor e implantar ações que visem a conservação e a mudança de pensamento e postura com relação as questões ambientais deve ser um papel quase que obrigatório para todas as instituições que atuam com o ensino. Logo, o objetivo desse projeto foi estudar e estruturar o Bosque da UTFPR como uma área verde urbana e utilizá-lo em atividades de educação ambiental com os estudantes das escolas do município de Medianeira-PR. Para isso foi realizado um levantamento fitossociológico do bosque e posteriormente a implementação de uma trilha interpretativa para visitação e estudos do público estudantil. Foram identificaram e medidos 348 árvores de 61 espécies, pertencentes a 26 famílias botânicas, constituindo-se em um ambiente extremamente favorável para a sensibilização ambiental através de atividades de educação ambiental. Assim, ações de educação ambiental poderão ser realizadas de maneira contínua dentro do Bosque da UTFPR.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.