Os sons de uma vereda invisível. Notas sobre um Brasil ouvido, porém não-visto.

Auteurs-es

  • Allan de Paula Oliveira

DOI :

https://doi.org/10.48075/rtc.v16i32.8792

Mots-clés :

música sertaneja, identidade nacional, música popular brasileira

Résumé

Este texto analisa as representações musicais feitas sobre o Brasil no exterior. Apartir da observação de um fato específico – um festival europeu de jazz – e a música“brasileira” que ele apresenta, o texto procura refletir sobre os gêneros musicais apresentadoscomo símbolos nacionais (o samba) e aqueles que denotam apenas regiões específicas doBrasil (a música sertaneja). A questão que se apresenta é: por que, apesar da sua popularidade,a música sertaneja não é apresentada como um símbolo da brasilidade. E se isto ocorre, queBrasil é representado por esta música?

Téléchargements

Publié-e

01-01-2000

Comment citer

OLIVEIRA, A. de P. Os sons de uma vereda invisível. Notas sobre um Brasil ouvido, porém não-visto. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 9–25, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v16i32.8792. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/8792. Acesso em: 10 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s