Parcerias entre Estado e Sociedade Civil: significados, ambivalências e desafios na gestão de políticas públicas. O caso da assistência social em São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v16i32.8798Mots-clés :
Parcerias Estado – sociedade civil. Políticas públicas. Política de assistência social.Résumé
Atualmente a gestão de políticas públicas depende do estabelecimento de parceriasentre o poder público e entidades da sociedade civil. Ao mesmo tempo em que se procuraconstituir parâmetros mais públicos para a gestão das políticas, ampliam-se a utilização demecanismos como a prestação indireta de serviços e a focalização de gastos. Através doestudo de caso sobre a política de assistência social na cidade de São Paulo pretende-seresponder às questões: quais os limites colocados ao Estado para implementar políticaspúblicas a partir deste contexto? O fato da política de assistência social na cidade de SãoPaulo depender da atuação compartilhada entre poder público e sociedade civil não afetariadiretamente a estratégia de focalização da política pretendida pelo poder público? Quais oslimites que tais considerações revelam para a estratégia de prestação de serviços sociaisatravés da relação entre Estado e entidades da sociedade civil? Partindo de dados oficiais,produziu-se uma caracterização territorial e setorial da rede socioassistencial existente nacidade. Confrontando estes dados com os referentes à vulnerabilidade social – utilizadospelo poder público para determinar a focalização da política da área –constatou-se que opoder público não consegue cumprir sua estratégia de gestão focalizada da política deassistência social no município.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.