VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM PROBLEMA SOCIAL, REAL E EMERGENTE
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v19i38.9692Mots-clés :
Violência Escolar, escola, alunos, adolescentesRésumé
Neste trabalho apresenta-se uma definição mais ampla de violência escolar emrelação às que normalmente se apresentam nos referênciais bibliográficos sobre o tema. Estaampliação se embasa na compreensão do fenômeno como algo intrinsecamente relacionadoao contexto social, cultural e histórico em que ele se dá. Pondera a maneira de como abordara questão violência escolar diante das manifestações que ocorrem dentro das instituiçõesescolares e que estão relacionadas tanto a problemas internos como externos do cotidianoescolar. O objetivo do estudo foi identificar a violência escolar existente e as práticas/açõesrealizadas para diminuí-la. Com uma abordagem qualitativa, a coleta dos dados realizou-sepor meio de entrevistas semiestruturadas e gravadas com professores, diretores, pedagogos,juiz, policial, alunos adolescentes de 12 a 18 anos e a consulta de documentos. Concluí-seque o tema é atual e emergente e que uma ação do Estado sozinho não pode eliminar oproblema, tal feito requer a participação da comunidade escolar, da família e da sociedade,por considerar que as escolas encontram-se numa região de fronteira, e que não serãosomente políticas públicas para diminuir a violência e sim, um conjunto de ações queoportunizem melhorar o respeito humano, o resgate dos valores humanos.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.