“Então nós estamos aqui para ficar”:
A instituição religiosa e a organização urbana no contexto do migrante zoroastriano na Inglaterra
Resumo
É inserido no diálogo entre o campo religioso e o fenômeno da migração que buscamos qualificar o presente artigo. A partir dessa relação, é analisada a presença da instituição religiosa no contexto migracional, trabalhando especificamente com o caso de migrantes zoroastrianos que vivem na Inglaterra (2019) e o papel da Zoroastrian Trust Funds of Europe (ZTFE) na vida do adepto. Além disso, procuramos investigar a organização urbana da cidade de Londres, analisando comércios e estabelecimentos associados ao imigrante asiático. Para tal, fazemos o uso de fontes orais (entrevistas e questionários com adeptos migrantes) e fontes de registro de campo (trabalho de campo). As fontes são analisadas a partir de um estudo dos conceitos de Memória, Oralidade e Migração, e apontam para um interessante diálogo entre o âmbito social e religioso referente as funcionalidades da instituição religiosa, característico do contexto do migrante. Observamos ainda a presença e forte permanência da comunidade zoroastriana na Inglaterra que carrega em sua trajetória processos de acomodação e desafios que o estrangeiro enfrenta no local de destino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.