Hegel e os fundamentos geográficos da história - o clima e o solo como condicionantes de progresso ou atraso histórico
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v12i24.446Palabras clave:
Friedrich Hegel, história universal, fundamentos geográficos, América, devirResumen
Este trabalho tem como objetivo discutir a importância das condições geográficas, físicas e climáticas na configuração dos povos históricos segundo a concepção de história universal em Hegel. Para este, a história da humanidade representa a Idéia do Espírito, tal como esta se apresenta na realidade efetiva enquanto série de configurações externas. Este espírito, ao apresentar-se na história universal, nas figuras de povos determinados, está sujeito às contingências naturais. Ao ingressar no tempo e espaço determinados expõe-se ao modo da finitude e, assim, ao modo da naturalidade em geral. Aparece, então, como a particularidade natural existente como princípio natural, como determinidade singular natural. O clima tem especial influência na formação sócio-cultural de um povo. Estas diferentes particularidades naturais formam o fundamento da determinidade geográfica da história universal. A América aparece como parte da história do porvir, do vir-a-ser, da história do futuro e, portanto, como a possibilidade de superação da história européia.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.