A escola da aldeia: imagens jocosas e de caos sobre a instrução de primeiras letras na iconografia europeia protestante dos séculos XVI e XVII

The village school: humorous and chaotic depictions of early literacy instruction in sixteenth and seventeenth-century protestant european iconography

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v29i1.34347

Palavras-chave:

Instrução de Primeiras Letras, Europa Moderna, Iconografia

Resumo

O artigo aborda a representação da educação nas artes visuais dos Países Baixos e Flandres nos séculos XVI e XVII. Se discute como a iconografia desse período fornece insights valiosos sobre as práticas educativas e a cultura material escolar, especialmente em contextos em que outras fontes históricas são limitadas. Enquanto algumas representações mostram ambientes escolares organizados e respeitosos, outras ilustram a desordem e a ineficiência das escolas da aldeia, criticando os métodos pedagógicos e o preparo dos educadores. Se enfatiza a importância de considerar tanto as imagens quanto os textos que as acompanham para compreender plenamente a crítica social implícita nas obras. Por meio da análise iconográfica de algumas imagens, bem como por meio da discussão sobre as concepções pedagógicas do período, se pretende ampliar a compreensão da História da Educação na Europa moderna, destacando as percepções contemporâneas sobre a instrução de primeiras letras e as críticas sociais refletidas na arte daquele contexto.

Biografia do Autor

Carla Mary da Silva Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Historiadora, Tradutora e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutoranda sênior em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE, da Sociedade de Estudos do Oitocentos – SEO, da Rede Brasileira de Estudos em História Moderna – h_moderna, e membro fundadora da Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil – RIEFBR.
Google Scholar: https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Bndq1k4AAAAJ.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6118364027975117.

Referências

ALPERS, Svetlana. A arte de descrever. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: EDUSP, 1999 [1983].

BELLORI, Gio Pietro. The lives of the modern painters, sculptors and architects. Tradução de Alice Sedgwick Wohl; notas de Hellmut Wohl; introdução de Tomaso Montanari. Nova York: Cambridge University Press, 2005 [1672].

BLACK, Robert. Education and Society in Florentine Tuscany. Leiden & Boston: Brill, 2007.

BURKE, Peter. Images as Evidence in Seventeenth-Century Europe. Journal of the History of Ideas, v. 64, n. 2, p. 273-296, abr. 2003. DOI: https://doi.org/10.2307/3654129.

CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Tradução de Guilherme Schlesinger. São Paulo: Editora UNESP, 2014.

CHARTIER, Roger; JULIA, Dominique. L’École au Village. In: CHARTIER, Roger; COMPÈRE, Marie-Madeleine; JULIA, Dominique. L’éducation en France du XVIe au XVIIIe siècle. Paris: SEDES, 1976, p. 3-44.

COMPAYRÉ, Jules Gabriel. Histoire critique des doctrines de l’éducation en France depuis le seizième siècle. Vol. 1. Paris: Librairie Hachette et Cie, 1879.

COOK, Thomas Goldie. History of Education in Europe. Londres: Methuen & Co., 1974.

DEKKER, Jeroen J. H. A republic of educators: educational messages in seventeenth-century Dutch genre painting. History of Education Quarterly, v. 36, n. 2, p. 155-182, 1996. DOI: https://doi.org/10.2307/369503.

DEKKER, Jeroen J. H. Moral literacy: the pleasure of learning how to become decent adults and good parents in the Dutch Republic in the seventeenth century. Pædagogica Historica, v. 44, n. 1-2, p. 137-151, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230701865520.

DEKKER, Jeroen J. H. Images as representations: visual sources on education and childhood in the past. Pædagogica Historica, v. 51, n. 6, p. 702-715, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230.2015.1061565.

DEKKER, Jeroen J. H. & GROENENDIJK, Leendert L. The Republic of God or the Republic of Children? Childhood and child‐rearing after the Reformation: an appraisal of Simon Schama’s thesis about the uniqueness of the Dutch case. Oxford Review of Education, v. 17, n. 3, p. 317-335, 1991. DOI: https://doi.org/10.1080/0305498910170306.

DUSSEL, Inés. Imágenes y visualidad: nuevos campos de investigación para la Historia de la Educación. Historia de la Educación - Anuario, v. 9, p. 1-11, 2008. Disponível em: <http://ref.scielo.org/3psnzh>. Acesso em: 20 out. 2024.

FABER, Riemer. Martin Luther on Reformed Education. Clarion, v. 47, n. 16, p. 376-379, 1998.

FRANCIS, Henry S. Dirk Vellert-Etcher. The Bulletin of the Cleveland Museum of Art, v. 25, n. 1, p. 6-10, 1938. Disponível em: <https://www.jstor.org/>. Acesso em: 4 ago. 2024.

GREEN, Ian. Humanism and Protestantism in Early Modern English Education. Farnham-Burlington: Ashgate, 2009.

GRENDLER, Paul F. Schooling in Renaissance Italy. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1991.

GROENENDIJK, Leendert F. The Reformed Church and Education during the Golden Age of the Dutch Republic. Nederlands Archief Voor Kerkgeschiedenis, v. 85, n. 1, p. 53-70, 2005. DOI: https://doi.org/10.1163/187607505X00047.

HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

HUIZINGA, Johan H. Dutch Civilisation in the Seventeenth Century and other essays. Seleção de Pieter Geyl e F. W. N. Hugenholtz. Tradução de Arnold J. Pomerans. Londres & Glasgow: William Collins & Sons, 1968.

ISRAEL, Jonathan. The Dutch Republic (1477-1806). 1ª reimp. Oxford: Clarendon Press, 1998 [1995].

ORROCK, Amy. Homo ludens: Pieter Bruegel’s Children’s Games and the humanist educators. Journal of Historians of Netherlandish Art, v. 4, n. 2, p. 1-42, 2012. DOI: https://doi.org/10.5092/jhna.2012.4.2.1.

PRAK, Maarten. The Dutch Republic in the Seventeenth Century. Tradução de Diane Webb. 2ª ed. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2023 [2005].

SCHAMA, Simon. O desconforto da riqueza. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 [1987].

SNOW, Edward. ‘Meaning’ in Children’s Games: On the Limitations of the Iconographic Approach to Bruegel. Representations, n. 2, p. 26-60, 1983. DOI: https://doi.org/10.2307/2928383.

TUER, Andrew W. History of the Horn-Book. Londres: The Leadenhall Press, 1897.

VAN DER MOLEN, Tom. The Problem of ‘the Golden Age’. CODART [Portal eletrônico], Haia, nov. 2019. Disponível em: <https://www.codart.nl/feature/curators-project/the-problem-of-the-golden-age/>. Acesso em 03 jul. 2025.

ZIRPOLO, Lilian H. Historical dictionary of Baroque art and architecture. 2. ed. Londres: Rowman & Littlefield, 2018.

Downloads

Publicado

22-12-2025

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, C. M. A escola da aldeia: imagens jocosas e de caos sobre a instrução de primeiras letras na iconografia europeia protestante dos séculos XVI e XVII: The village school: humorous and chaotic depictions of early literacy instruction in sixteenth and seventeenth-century protestant european iconography. Tempos Históricos, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 111–145, 2025. DOI: 10.36449/rth.v29i1.34347. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/34347. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos