OS NOMES DE LUGARES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • Karylleila dos Santos Andrade
  • Rodrigo Vieira Nascimento
  • Anna Inez Alexandre Reis

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v10i20.10343

Palavras-chave:

Toponímia. Interdisciplinaridade. Geografia e História. Ensino fundamental.

Resumo


A proposta deste trabalho consiste em identificar de que forma os topônimos estão apresentados nos livros didáticos de Geografia e História e, em seguida,discutir propostas pedagógicas, ainda que preliminarmente, com o intuito de compreender os acidentes humanos, pelo viés da toponímia, numa perspectiva interdisciplinar, voltada às disciplinas de Geografia e História. Para realizar essa discussão, servirão de suporte teórico-metodológicos os trabalhos de Dick (2006, 2004, 1999, 1992, 1990) e Andrade (2012, 2011, 2010) no campo da toponímia, e os estudos de Fazenda (2009, 2008, 2001) e Morin (1990) no campo da interdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

24-07-2014

Como Citar

ANDRADE, K. dos S.; NASCIMENTO, R. V.; REIS, A. I. A. OS NOMES DE LUGARES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES. Trama, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 11–26, 2014. DOI: 10.48075/rt.v10i20.10343. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/10343. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGO