O TEXTO LITERÁRIO E O DISPOSITIVO DE LEITURA DA ANÁLISE DO DISCURSO: REFLEXÕES A PARTIR DA ABORDAGEM LACANIANA DA OBRA DE ARTE

Autores

  • Edmundo Narracci Gasparini

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v12i26.14397

Palavras-chave:

Análise do Discurso, texto literário, Psicanálise

Resumo


Amparados na argumentação de Jacques Lacan acerca da obra de arte, discutiremos o dispositivo de leitura da Análise do Discurso no que se refere à análise de textos literários. Tal dispositivo centra-se nos efeitos sócio-históricos de sentido que atravessam um texto. Por sua vez, a abordagem lacaniana convida a vislumbrar o vazio fora do sentido em torno do qual uma obra de arte se estrutura. Vislumbrar o texto literário em sua relação particular com esse vazio configura-se como uma contribuição importante para a AD. Uma vez que se toma como referência a abordagem lacaniana da arte, vislumbra-se a possibilidade de que os efeitos sócio-históricos de sentido que atravessam o texto literário sejam colocados em destaque não apenas em função das relações antagonistas de força numa formação social, mas também como tentativas de lidar com um núcleo real resistente à simbolização.

Downloads

Publicado

16-09-2016

Como Citar

GASPARINI, E. N. O TEXTO LITERÁRIO E O DISPOSITIVO DE LEITURA DA ANÁLISE DO DISCURSO: REFLEXÕES A PARTIR DA ABORDAGEM LACANIANA DA OBRA DE ARTE. Trama, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 97–111, 2016. DOI: 10.48075/rt.v12i26.14397. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/14397. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Temas Livre