GENRE KNOWLEDGE IN THE NEEDS ANALYSIS PROCESS: USING A WRITING ACTIVITY TO ASSESS PRESENT-SITUATION

Autores

  • Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v13i28.14778

Palavras-chave:

Genre knowledge, Needs Analysis, academic writing, Computer Science graduate students

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar uma Análise de Necessidades realizada com base na perspectiva sociorretórica de análise e ensino de gêneros (SWALES, 1990). Nossa proposta inclui uma análise linguística e de registro, aliada a uma análise dos movimentos retóricos do gênero resumo de artigo de pesquisa, a fim de trazer uma metodologia pedagógica que ajude professores e desenvolvedores de cursos a elaborar cursos de inglês para fins acadêmicos. Vinte e três resumos produzidos por brasileiros, pós-graduandos em Ciência da Computação, foram analisados. O conhecimento de gênero revelou-se uma ferramenta metodológica apropriada para a avaliação da situação presente – relacionada ao conhecimento atual dos alunos em produzir resumos em inglês – o que evidenciou a necessidade de um curso voltado para o aspecto social dos gêneros acadêmicos.

Downloads

Publicado

30-01-2017

Como Citar

VIEIRA, B. G. A. M. GENRE KNOWLEDGE IN THE NEEDS ANALYSIS PROCESS: USING A WRITING ACTIVITY TO ASSESS PRESENT-SITUATION. Trama, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 29–53, 2017. DOI: 10.48075/rt.v13i28.14778. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/14778. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Escrita Acadêmica e Ensino de Escrita Acadêmica