LETRAMENTOS ACADÊMICOS: ABORDAGENS SOBRE A ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DE LETRAMENTO DO GÊNERO RESENHA CRÍTICA

Autores

  • Eliane Feitoza Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v13i28.15021

Resumo


O objetivo deste trabalho é o de investigar os modelos de letramento, desenvolvidos por Lea e Street (1998), que estão subjacentes a quatro aulas, de um professor do curso de Letras de uma universidade privada da cidade de São Paulo, sobre o gênero resenha crítica.  Para análise, focalizamos excertos transcritos dessas aulas, que foram obtidos através de gravação em áudio. A análise do corpus revela e reforça que, no processo de letramento acadêmico, é natural a adesão do docente a mais de um modelo de letramento para ensinar determinado gênero do discurso, sendo que um modelo pode aparece como mais dominante em relação aos outros. O problema reside quando o modelo de letramento dominante não abrange as singularidades do público atendido pela instituição de ensino.  

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Publicado

30-01-2017

Como Citar

FEITOZA OLIVEIRA, E. LETRAMENTOS ACADÊMICOS: ABORDAGENS SOBRE A ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DE LETRAMENTO DO GÊNERO RESENHA CRÍTICA. Trama, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 119–142, 2017. DOI: 10.48075/rt.v13i28.15021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/15021. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Escrita Acadêmica e Ensino de Escrita Acadêmica