RECONSTRUÇÕES DE SENTIDO EM LE PETIT NICOLAS: DO LIVRO — ATRAVÉS DO CINEMA — À SALA DE AULA DE FLE

Autores

  • Margarida da Silveira Corsi
  • Wagner Vonder Belinato

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v13i29.16065

Palavras-chave:

literatura, cinema, ensino de FLE

Resumo


Neste trabalho, buscamos apresentar os resultados de proposta de leitura e escrita em sala de aula de Francês Língua Estrangeira, desenvolvida partindo das etapas de Sequência Básica conforme proposto por Cosson (2012). Aprofundando tal sequência, procuramos instigar a compreensão dos modos de adaptação do discurso verbal para o áudio[verbo]visual na descrição e interpretação textual, tendo como base de análise o universo ficcional de Le petit Nicolas, composto pelas obras literárias de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé (1960) e fílmicas de Laurent Tirard (O Pequeno Nicolau, PT-Br, 2009), com ênfase na construção e no estudo da personagem, partindo da análise centrada nos três pilares constitutivos de gêneros discursivos de Bakhtin (1992), relacionados aos elementos da narrativa, ao estilo do autor/produtor e ao contexto de produção das obras.

Downloads

Publicado

01-06-2017

Como Citar

CORSI, M. da S.; BELINATO, W. V. RECONSTRUÇÕES DE SENTIDO EM LE PETIT NICOLAS: DO LIVRO — ATRAVÉS DO CINEMA — À SALA DE AULA DE FLE. Trama, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 4–23, 2017. DOI: 10.48075/rt.v13i29.16065. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/16065. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

Ensino de Línguas Estrangeiras e de Literaturas Estrangeiras