RECONSTRUÇÕES DE SENTIDO EM LE PETIT NICOLAS: DO LIVRO — ATRAVÉS DO CINEMA — À SALA DE AULA DE FLE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v13i29.16065Palavras-chave:
literatura, cinema, ensino de FLEResumo
Neste trabalho, buscamos apresentar os resultados de proposta de leitura e escrita em sala de aula de Francês Língua Estrangeira, desenvolvida partindo das etapas de Sequência Básica conforme proposto por Cosson (2012). Aprofundando tal sequência, procuramos instigar a compreensão dos modos de adaptação do discurso verbal para o áudio[verbo]visual na descrição e interpretação textual, tendo como base de análise o universo ficcional de Le petit Nicolas, composto pelas obras literárias de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé (1960) e fílmicas de Laurent Tirard (O Pequeno Nicolau, PT-Br, 2009), com ênfase na construção e no estudo da personagem, partindo da análise centrada nos três pilares constitutivos de gêneros discursivos de Bakhtin (1992), relacionados aos elementos da narrativa, ao estilo do autor/produtor e ao contexto de produção das obras.
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