A LITERATURA AFRICANA PELO VIÉS DO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Denise Dias de Carvalho Sousa

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v13i30.16480

Palavras-chave:

Literatura africana, Lei 10.639/03, leitura, livro didático, ensino médio.

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa do ensino médio, evidenciando o espaço das literaturas africanas nas propostas de leitura, análise e interpretação textual. Para tanto, tomaram-se como corpus deste estudo livros do 1º ao 3º ano (três de cada ano), a saber: 1- Português linguagens, de Willian Cereja e Thereza Magalhães (2013); 2- Ser protagonista: língua portuguesa, de Rogério de Araújo Ramos (2013), e 3- Língua portuguesa, de Roberta Hernandes Alves e Vima Lia Martin (2013).  As coleções foram investigadas tendo como base estudos teóricos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino médio; as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM); o Guia de Livros Didáticos: 2015 – Língua Portuguesa do E.M. e a Lei 10.639/ 03.

 

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Publicado

20-10-2017

Como Citar

SOUSA, D. D. de C. A LITERATURA AFRICANA PELO VIÉS DO LIVRO DIDÁTICO. Trama, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 148–167, 2017. DOI: 10.48075/rt.v13i30.16480. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/16480. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Temas Livre