PRÁTICAS DE ESCRITA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VOZ DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adriana FISCHER Universidade Regional de Blumenau, FURB
  • Elizângela Aparecida Mattes da SILVA FURB

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.18578
Agências de fomento
Fundes

Palavras-chave:

Língua portuguesa, práticas de escrita, situação de produção, ensino fundamental.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, a partir de enunciados de alunos, situações de produção em práticas de escrita, de aulas de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Fundamental de uma escola municipal do Alto Vale do Itajaí, SC. Os enunciados integram uma pesquisa de cunho qualitativo, sob a perspectiva dialógica da linguagem. Os dados advêm de entrevista coletiva semiestruturada realizada com alunos de um 6º e um 9º ano em 2014. Os resultados indicam que, para esses alunos, as produções de escrita são comumente respostas a uma prática social escolarizada. Por outro lado, tais propostas de escrita passam a ser mais significativas quando construídas em momentos de interação em sala de aula, ao se inserirem no cotidiano desses alunos e ao serem desenvolvidas para além de atividades com fins de atribuição de nota.

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Recebido em 21-12-2017 e aceito em 06-08-2018.


Biografia do Autor

Adriana FISCHER, Universidade Regional de Blumenau, FURB

Adriana Fischer; Doutora em Linguística –UFSC; Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB-Blumenau; Grupo de pesquisa (CNPQ): Linguagens e Letramentos na Educação; fischer.furb@gmail.com.

Elizângela Aparecida Mattes da SILVA, FURB

Elizangela Aparecida Mattes da Silva; Mestre em Educação – FURB- Blumenau; Grupo de pesquisa (CNPQ): Linguagens e Letramentos na Educação; elizmattes@outlook.com 

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Publicado

02-10-2018

Como Citar

FISCHER, A.; SILVA, E. A. M. da. PRÁTICAS DE ESCRITA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VOZ DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 33, p. 73–83, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i33.18578. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/18578. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Políticas Públicas em debate