PRÁTICAS DE ESCRITA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VOZ DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.18578Palabras clave:
Língua portuguesa, práticas de escrita, situação de produção, ensino fundamental.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar, a partir de enunciados de alunos, situações de produção em práticas de escrita, de aulas de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Fundamental de uma escola municipal do Alto Vale do Itajaí, SC. Os enunciados integram uma pesquisa de cunho qualitativo, sob a perspectiva dialógica da linguagem. Os dados advêm de entrevista coletiva semiestruturada realizada com alunos de um 6º e um 9º ano em 2014. Os resultados indicam que, para esses alunos, as produções de escrita são comumente respostas a uma prática social escolarizada. Por outro lado, tais propostas de escrita passam a ser mais significativas quando construídas em momentos de interação em sala de aula, ao se inserirem no cotidiano desses alunos e ao serem desenvolvidas para além de atividades com fins de atribuição de nota.
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Recebido em 21-12-2017 e aceito em 06-08-2018.
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