O ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PARFOR LETRAS

Autores

  • Herodoto Ezequiel Fonseca da SILVA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Márcio Oliveiros Alves da SILVA Conselho Estadual de Educação do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19415

Palavras-chave:

Formação do professor, PARFOR, graduação em letras.

Resumo


Temos como objetivo compreender o estado atual sobre as pesquisas que tomam como objeto a Formação dos Professores de Língua Portuguesa, no âmbito de cursos de Letras ofertados pelo PARFOR. Buscamos produções acadêmicas no banco de teses da Capes que investigavam essa temática. Selecionamos, também, as dissertações e teses produzidas no âmbito de Programas de Pós-Graduação do Estado do Pará. Fizemos a sistematização dessas monografias por meio das seguintes categorias: objeto de pesquisa, procedimentos metodológicos, filiação teórica para análise dos dados, o papel da escrita na formação do professor e a percepção da ação formativa oferecida pelo PARFOR. Constatamos a fecundidade da temática da formação de professores no PARFOR nas produções acadêmicas e a percepção dos pesquisadores ora com críticas ora com reconhecimento da relevância do Plano.

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Recebido em 05-05-2018 e aceito em 27-05-2018.


Biografia do Autor

Herodoto Ezequiel Fonseca da SILVA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Doutorando do PPGL-UFPA. Email: heroezq@yahoo.com.br.

Márcio Oliveiros Alves da SILVA, Conselho Estadual de Educação do Pará.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Técnico Pedagógico do Conselho Estadual de Educação do Pará. Email: haybe28@yahoo.com.br.

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Publicado

02-10-2018

Como Citar

SILVA, H. E. F. da; SILVA, M. O. A. da. O ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PARFOR LETRAS. Trama, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 60–72, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i33.19415. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/19415. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Educação e Políticas Públicas em debate