O ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PARFOR LETRAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19415Palabras clave:
Formação do professor, PARFOR, graduação em letras.Resumen
Temos como objetivo compreender o estado atual sobre as pesquisas que tomam como objeto a Formação dos Professores de Língua Portuguesa, no âmbito de cursos de Letras ofertados pelo PARFOR. Buscamos produções acadêmicas no banco de teses da Capes que investigavam essa temática. Selecionamos, também, as dissertações e teses produzidas no âmbito de Programas de Pós-Graduação do Estado do Pará. Fizemos a sistematização dessas monografias por meio das seguintes categorias: objeto de pesquisa, procedimentos metodológicos, filiação teórica para análise dos dados, o papel da escrita na formação do professor e a percepção da ação formativa oferecida pelo PARFOR. Constatamos a fecundidade da temática da formação de professores no PARFOR nas produções acadêmicas e a percepção dos pesquisadores ora com críticas ora com reconhecimento da relevância do Plano.
REFERÊNCIAS
ATAIDE, D. M. S. Letramento digital e formação de professores: Limites e potencialidade na perspectiva do Plano Nacional de Formação de professores (PARFOR). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2013.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF, 29 jan. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm. Acesso em: 22 dez. 2016.
ECO, U. A escolha do tema. In: _______. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. 24. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012, p. 7-34.
FAIRCHILD, T. M. O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte: UFMG/ALAB. v. 10, n. 1, 2010, p. 271-288.
FIAD, R. S.; SILVA, L. L. M. Escrita na formação docente: relatos de estágio. In: Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringa: EDUEM. v. 31, n. 2, 2009, p. 123-131.
RAMOS, A. Competências: a pesquisa como meio de conhecimento e transformação. In: __________. Metodologia da pesquisa científica: como uma monografia pode abrir o horizonte do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2009, p. 169-195.
SILVA, M. O. A. A ressignificação da prática de leitura dos graduandos do Curso de Letras PARFOR - UFPA: Território de Formação, Subjuntividade e Horizonte Social do Leitor. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.
SILVA, W. R. Proposta de análise textual-discursiva do gênero relatório de estágio supervisionado. In: D.E.L.T.A., 28:2, 2012, p. 281-305.
VALENTE, L. N. V. A formação de professores de português em serviço: repercussões e elementos contraditórios. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
Recebido em 05-05-2018 e aceito em 27-05-2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.