Ensino de leitura: Teoria, prática ou prazer?

Autores

  • Cândida Martins Pinto
  • Anamaria Pereira Moreira
  • Celma Pietczak

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v4i7.2358

Palavras-chave:

Leitura, teoria, prática

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar uma análise acerca das teorias sobre o ensino de leitura, além de demonstrar a aplicabilidade das abordagens de leitura (ascendente, descendente e interativa) como forma de exercícios. Essa proposta está centrada na tentativa de resolução de problemas de compreensão de nossos alunos daquilo que se lê. Para alcançar o propósito, partiremos da convicção interacionista de que ensinar a ler é ensinar o leitor-aprendiz a relacionar os conhecimentos sistêmicos e esquemáticos através de procedimentos interpretativos. Nosso estudo está pautado em Rumelhart (1985), Barthes (1973), Masina (2005) e Piglia (2006).

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

PINTO, C. M.; MOREIRA, A. P.; PIETCZAK, C. Ensino de leitura: Teoria, prática ou prazer?. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 4, n. 7, p. 69–84, 2000. DOI: 10.48075/rt.v4i7.2358. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/2358. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos