Ensino de leitura: Teoria, prática ou prazer?
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v4i7.2358Palavras-chave:
Leitura, teoria, práticaResumo
O objetivo deste artigo é traçar uma análise acerca das teorias sobre o ensino de leitura, além de demonstrar a aplicabilidade das abordagens de leitura (ascendente, descendente e interativa) como forma de exercícios. Essa proposta está centrada na tentativa de resolução de problemas de compreensão de nossos alunos daquilo que se lê. Para alcançar o propósito, partiremos da convicção interacionista de que ensinar a ler é ensinar o leitor-aprendiz a relacionar os conhecimentos sistêmicos e esquemáticos através de procedimentos interpretativos. Nosso estudo está pautado em Rumelhart (1985), Barthes (1973), Masina (2005) e Piglia (2006).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.