Parâmetros para o ensino, a aprendizagem e a avaliação de língua estrangeira moderna
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v4i7.2363Palavras-chave:
referência, ensino, aprendizagem, avaliaçãoResumo
Este trabalho objetiva apresentar aspectos da busca de soluções para o ensino, a aprendizagem e a avaliação de línguas estrangeiras modernas (LEM). O ponto de partida para essa apresentação é o “Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Ensino, Aprendizagem e Avaliação”, que estabelece níveis para o trabalho com LEM, além de quadros descritivos, por nível, relacionados a diversos aspectos do domínio e uso de um idioma estrangeiro, que servem uma vez para facilitar o estabelecimento de critérios claros e semelhantes para o ensino nas diversas línguas, assim como para facilitar o trabalho de avaliação do nível de conhecimento de LEM de um cidadão. O fato de ser um instrumento facilitador no trabalho com as mais diversas LEM, torna o conhecimento do material recomendável, mesmo que seja para a elaboração, para o desenvolvimento e para o aprimoramento de métodos disponíveis no mercado. Outro aspecto que requer a nossa atenção, é o fato de as LEM ensinadas na nossa região, serem línguas européias, e cujas avaliações de proficiência muitas vezes são elaboradas e feitas por representantes dos países estrangeiros, que seguem os princípios estabelecidos no Quadro Europeu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.