ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: ORIENTAÇÃO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Autores

  • Alan Ricardo COSTA Programa de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Carolina Fernandes ALVES Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Vanessa Ribas FIALHO Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i37.23698
Agências de fomento

Palavras-chave:

Orientação de Estágio. Modalidade presencial. Modalidade a distância.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é identificar aproximações, distanciamentos e desafios inerentes às experiências de orientação de estágio supervisionado nas modalidades presencial e a distância na perspectiva de professores de cursos de licenciatura em Letras. O escopo do estudo centra-se na perspectiva de professores que desempenham (ou já desempenharam) a função de orientadores de estágio em cursos de licenciatura em Letras Espanhol – Literaturas a distância da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A justificativa para tal investigação está relacionada à notória necessidade de maior diálogo sobre os estágios supervisionados na formação docente, sobretudo na Educação a Distância (EaD). O referencial teórico da pesquisa é composto por um suporte epistemológico em sinergia com a Linguística Aplicada Indisciplinar, que se caracteriza como transgressiva, crítica e aberta à diálogos com múltiplas perspectivas, emergentes em variados campos do saber. A metodologia da pesquisa, de viés qualitativo, contou com o depoimento de quatro professores-orientadores de estágio supervisionado. Tais depoimentos, na forma de textos escritos ou vídeos e áudios gravados, foram coletados entre os meses de novembro de 2018 e janeiro de 2019, e avaliados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). De modo geral, os resultados da investigação indicam que: (1) orientar estágio supervisionado é algo que se aprende na prática; (2) a EaD ainda causa dúvidas, mas essas tendem a ser superadas; (3) a tecnologia é fator importante para a orientação de estágio na EaD; e (4) o orientador de estágio supervisionado é, também, um mediador de crises e conflitos. 

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Recebido em 05-12-2019 | Aceito em 14-02-2020


Biografia do Autor

Alan Ricardo COSTA, Programa de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Alan Ricardo Costa. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de  Santa Cruz do Sul (UNISC), sob orientação da professora Nize Maria Campos Pellanda. E-mail: alan.dan.ricardo@gmail.com.

Carolina Fernandes ALVES, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Carolina Fernandes Alves. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Ffederal de Pelotas (UFPel), sob orientação do professor Vilson J. Leffa. Docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: carolespanhol@gmail.com.

Vanessa Ribas FIALHO, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vanessa Ribas Fialho. Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: vanessafialho@gmail.com.

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Publicado

27-02-2020

Como Citar

COSTA, A. R.; ALVES, C. F.; FIALHO, V. R. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: ORIENTAÇÃO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 37, p. 47–59, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i37.23698. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23698. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Temas Livres e Representações sociais, linguísticas e identitárias