CARTOGRAFIA DA LEITURA NO BRASIL

Autores

  • Lucas CYRINO UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i39.24708
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Leitura, Perfil leitor, Retratos da leitura no Brasil, Cartografia da leitura.

Resumo

A discussão introduzida neste artigo se debruça sobre a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, iniciada no ano 2000 e promovida quadrienalmente, desde 2007, pelo Instituto Pró-Livro. Os esforços aqui empreendidos dão conta de analisar de maneira qualitativa a série histórica apresentada entre 2007 e 2015, recortando os pontos que consideramos fundamentais na direção de traçar e explicitar, na perspectiva dos Retratos, o perfil do leitor brasileiro. Nessa análise, introduzimos as prerrogativas de tal pesquisa e propomos uma interpretação que extrapola a noção estática da imagem, do retrato (representado pelos índices verificados nos Retratos da Leitura no Brasil) e se direciona às pegadas deixadas pelos leitores, pelas leitoras e também por aqueles que não leem no mapa da leitura  – daí que apresentemos, alusivamente, uma cartografia. Feito o exame qualitativo dos dados da pesquisa do Instituto Pró-Livro, os resultados aos quais chegamos apontam para um perfil de leitor multifacetado, que exige que consideremos, em primeiro lugar, as particularidades de cada indivíduo, junto da forma como manipula os materiais e suportes em que lê. Sobre todos os públicos, vemos ainda que sua disposição na cartografia da leitura no Brasil indica um exercício majoritariamente livre, autônomo e independente em relação ao ato de ler.

Recebido em: 29-04-2020

Revisões requeridas em: 23-06-2020

Aceito em: 14-07-2020

REFERÊNCIAS:

AMORIM, Galeno (org.). Os muitos retratos da leitura no Brasil. In: Retratos da leitura no Brasil 2. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2008. p. 15-28.

CETIC.BR. TIC Kids Online Brasil 2016. Disponível em: <http://cetic.br/tics/kidsonline/2016/criancas/A4/>. Acesso em: 11 maio 2018.

FAILLA, Zoara. Leituras dos “retratos” – O comportamento leitor do brasileiro. In: FAILLA, Zoara. (org.) Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2012. p. 19-54.

FAILLA, Zoara. Retratos: Leituras sobre o comportamento leitor do brasileiro. In: FAILLA, Zoara. (org.) Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. p. 19-42.

Retratos da leitura no Brasil. [RLB 1] Disponível em: < http://www.snel.org.br/dados-do-setor/retratos-da-leitura-no-brasil/pesquisa-de-2001/>. Acesso em: 6 abr. 2018.

Retratos da leitura no Brasil 2. [RLB 2] Organização de Galeno Amorim. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2008.

Retratos da leitura no Brasil 3. [RLB 3] Organização de Zoara Failla. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2012.

Retratos da leitura no Brasil 4. [RLB 4] Organização de Zoara Failla. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2014.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. A escola e a formação de leitores. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2012. p. 107-116.

Biografia do Autor

Lucas CYRINO, UFRGS

Mestre em Letras/Estudos de Literatura pela UFRGS, é doutorando na mesma instituição, com bolsa Capes/Proex. Atua na linha de pesquisa Literatura, Sociedade e História da Literatura, sob a orientação da profa. Dra. Regina Zilberman. E-mail: laccyrino@gmail.com.

Downloads

Publicado

01-10-2020

Como Citar

CYRINO, L. CARTOGRAFIA DA LEITURA NO BRASIL. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 39, p. 09–27, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i39.24708. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/24708. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Leitura em suas diferentes perspectivas teórico-metodológicas: da teoria ao ensino