EVIDÊNCIAS DE ELEMENTOS DA LITERATURA PÓS-COLONIAL NAS PRODUÇÕES EM PROSA DO POVO SURDO NO BRASIL:
HISTORIA, TRADIÇÃO E CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.24725Palavras-chave:
Tradição visuoespacial, Literatura surda, História da prosa surda, Produções pós-coloniaisResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as evidências da literatura pós-colonial nas produções em prosa do povo surdo, especificamente nos contos culturalmente adaptados. A fim de compreender a importância dessas produções para o povo surdo, tratamos da tradição oral no campo literário que, na literatura surda, se aplica como tradição visuoespacial ou sinalizada. Em seguida, apresentamos uma breve trajetória histórica da literatura surda no decorrer dos tempos e, após, analisamos os contos culturalmente adaptados na literatura surda, apresentando as evidências pós-coloniais nas obras. Este trabalho se fundamenta em autores dos estudos surdos, a saber: Lodenir Becker Karnopp, Cláudio Henrique Nunes Mourão e Marta Morgado. Para a abordagem pós-colonial, recorremos a Edward Said, Homi K. Bhabha e Thomas Bonnici. No que se refere ao conceito de tradição na literatura, utilizamos os estudos de Maurice Halbwacs e Ruth Finnegan. Os resultados confirmam a literatura surda como um espaço de construção e reconstrução de sentidos, assim como uma forma de manutenção da cultura do povo surdo. A tradição oral, no contexto da literatura do povo surdo, pode ser compreendida como tradição visuoespacial ou sinalizada: com ela, e por meio dela, a tradição cultural e a língua de sinais se mantiveram vivas, preservando e fortalecendo, ao longo da história, o jeito de ser e pensar do surdo.
Referências
ASHCROFT, Bill. GRIFFITHS, Gareth. TIFFIN, Helen. The empire writes back – theory and pratice in post-colonial literatures. London: Routhedge, 1991.
BONNICI, Thomas. Teoria e críticas pós-colonialistas. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (org). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: EDUEM, 2019.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.
HESSEL, Carolina; KARNOPP, Lodenir; ROSA, Fabiano. Rapunzel Surda. Canoas: ULBRA, 2003.
HESSEL, Carolina; KARNOPP, Lodenir; ROSA, Fabiano. Cinderela Surda. Canoas: ULBRAS, 2003.
FINNEGAN, Ruth. O significado da literatura em culturas orais. In: QUEIROZ, Sônia (org). A tradição oral. Belo Horizonte: Viva voz - FALE/UFMG, 2016, p. 61-98.
KARNOPP, Lodernir. ROSA, Fabiano. Patinho Surdo. Canoas: ULBRA, 2005.
KARNOPP, Lodenir. Adão e Eva. Canoas: ULBRA, 2005.
KARNOPP, Lodenir. Literatura Surda. Revista educação temática digital, Campinas, v.7, n.2, p. 98-109, jun. 2006, p. 98-109. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/10162/ssoar-etd-2006-2-karnopp-literatura_surda.pdf?sequence=1. Acesso em: 27/04/2020.
LADD, Paddy. Em busca da surdidade I - colonização dos surdos. Trad. Mariani Martini. Lisboa: Surd’Universo, 2013.
MONTEIRO, Tatyana. Negrinho e Solimões. Manaus: BK editora, 2014.
MORGADO, Marta. Literatura de línguas gestuais. Lisboa: Universidade Católica editora, 2011.
NGUGI, Wa Thiong. Decolonizing the mind: the politics of language. London: James Curriey, 1986.
OLIVEIRA, Carmem Elizabete; BOLDO, Jaqueline. A cigarra surda e as formigas. Porto Alegre – RS: Corag - Imprensa Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, 2004.
SAID, Edward. Orientalismo o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
SPENCE, Raquel Sutton; KANEKO, Michiko. Introducing Sign Language Literature folklore and creativity. London: Palgrave, 2016.
SPENCE, Raquel Sutton; Dorothy Miles. European cultural heritage online (ECHO). Dez. 2003.
Disponível em: http://sign-lang.ruhosting.nl/echo/docs/Dorothy%20Miles.pdf . Acesso em: 27/04/2020.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar?. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
Recebido em 29-04-2020
Revisões requeridas em 22-06-2020
Aceito em 06-07-2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Trama

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.