ENSINO DE PRONÚNCIA

UMA ABORDAGEM COMUNICATIVA DOS ELEMENTOS SEGMENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27117

Palavras-chave:

Oralidade, Fonemas dentais e labiodental, Unidade didática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral propor uma unidade didática que fomente o ensino dos elementos segmentais a partir de uma abordagem comunicativa. Temos como pergunta-problema: Que elementos devem compor uma unidade didática de modo que se ensine pronúncia a partir de uma abordagem comunicativa? Hipotetizamos que uma unidade didática deve se basear em uma instrução explícita da forma-alvo, assim como proporcionar atividades perceptivas e de prática oral. Para a realização da pesquisa, centramo-nos em autores que tratam da abordagem comunicativa, como: Richards e Rodgers (2001) e Arzamendi et al. (2003). No tocante ao ensino de pronúncia, apoiamo-nos em Celce-Murcia et al. (1996), Barreto e Alves (2012), Farias (2014, 2018), entre outros. A metodologia é qualitativa, do tipo descritivo. Desse modo, o método abordado na unidade didática proposta tem como ideia implícita a de alcançar a inteligibilidade e a fluidez, visto que, o objetivo do estudante é conseguir se comunicar. Assim, esse material estabelece uma relação entre pronúncia e oralidade.

Biografia do Autor

José Rodrigues de Mesquita NETO, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras/Língua Espanhola e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009). Especialista em Docência da Língua Espanhola pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (2010). Mestre em Lingüística Española pela Universidad San Lorenzo - Py (2016), mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Central (2018) e doutor em Letras pela UERN, campus Pau dos Ferros (2020). Atualmente está em estágio de pós-doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFRN) sob supervisão da profª. Drª. Ana Graça Canan, desenvolvendo estudos sobre ensino de pronúncia em IES do RN. Atua como líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), vice-líder do Núcleo de estudos e pesquisa de espanhol como língua estrangeira no Brasil (NUPELE) e membro pesquisador do Grupo de pesquisa PROVALE - Prosódia, variação e ensino. Professor do curso de Letras/Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE), atuando na linha de pesquisa Ensino de línguas. Já atuou como professor conteudista e formador da Universidade Aberta do Brasil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Coordenou o Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Letras/Língua Espanhola (UERN) de 2015 a 2018.

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Recebido em 22-03-2021

Revisões requeridas em 18-06-2021

Aceito em 22-06-2021

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Publicado

30-05-2022

Como Citar

NETO, J. R. de M. ENSINO DE PRONÚNCIA: UMA ABORDAGEM COMUNICATIVA DOS ELEMENTOS SEGMENTAIS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 42, p. 90–101, 2022. DOI: 10.48075/rt.v17i42.27117. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/27117. Acesso em: 29 mar. 2024.