O ENSINO DA ORALIDADE PROPOSTO PELO LIVRO DIDÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27275

Resumo

O livro didático Tecendo linguagens: Língua Portuguesa, de autoria de Oliveira e Araújo (2018), é o material que foi adotado por todas as escolas do Ensino Fundamental da rede pública do Estado do Paraná, no ano de 2020 até 2023. Tamanha a importância, interessamo-nos em investigar se o referido material oferece, na prática, uma proposta de trabalho para o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos para a produção de gêneros orais, de forma mais específico, do debate regrado. Para tanto, sustentamo-nos nos preceitos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, citado como base orientadora pelo próprio livro didático. Os resultados demonstram que a obra apresenta divergências entre a proposta teórica e as atividades que configuram a prática de ensino. E que não oferece, na prática, uma proposta de trabalho para o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos para a produção do gênero oral textual debate regrado, uma vez que poucos elementos característicos que fundamentam o gênero são transformados com conteúdo escolar.

Biografia do Autor

Marilúcia Santos Domingos STRIQUER, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas (UENP/CNPQ).

Angelita Fernandes da SILVA, Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED)

Professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED). Mestre em Letras.

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Recebido em 28-04-2021

Revisões requeridas em 02-08-2021

Aceito em 16-08-2021

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Publicado

30-05-2022

Como Citar

STRIQUER, M. S. D.; SILVA, A. F. da. O ENSINO DA ORALIDADE PROPOSTO PELO LIVRO DIDÁTICO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 42, p. 48–62, 2022. DOI: 10.48075/rt.v17i42.27275. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/27275. Acesso em: 24 abr. 2024.