A AUTORIA NO DISCURSO ORAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27277

Palavras-chave:

Discurso Oral, Polissemia, Autoria, Podcasts.

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa. Com uma abordagem discursiva, analisa o processo de produção do discurso oral em sala de aula, buscando compreender como conceitos da Análise do Discurso materialista funcionam para a produção da polissemia, além de confrontar as noções de discurso oral e de discurso escrito. Para atingir tal objetivo, analisamos uma prática pedagógica desenvolvida a partir da interpretação de um texto literário e outra de produção de podcasts a fim de compreendermos as diferenças de interpretação e a produção da polissemia e da autoria no discurso escrito e no discurso oral em sala de aula. Compreendeu-se que, em condições favoráveis de produção de polissemia, isto é, através do discurso polêmico e com uma prática de abordagem discursiva, foi possível que os alunos produzissem autoria no discurso oral em um nível tanto enunciativo-discursivo quanto discursivo.

Biografia do Autor

Leane Oliveira ARGUELLO, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé. Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade da Região da Campanha (2008). Atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rivadávia Corrêa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

Carolina FERNANDES, Universidade Federal do Pampa

Professora do Curso de Letras e do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Estudos da Linguagem pela mesma instituição. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Pecheutianos e pesquisadora no grupo Oficinas de AD: conceitos em movimento. Tutora no programa de Educação tutorial, PET-Letras.

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Recebido em 28-04-2021

Revisões requeridas em 07-07-2021

Aceito em 20-07-2021

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Publicado

30-05-2022

Como Citar

ARGUELLO, L. O.; FERNANDES, C. A AUTORIA NO DISCURSO ORAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 42, p. 102–114, 2022. DOI: 10.48075/rt.v17i42.27277. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/27277. Acesso em: 25 abr. 2024.