FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DO CORDEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27278
Agências de fomento
Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós Graduação em Literatura e Ensino

Palavras-chave:

Formação continuada. Professores. Literatura de Cordel.

Resumo

O trabalho apresentado é um recorte de uma pesquisa de mestrado, na qual foi realizado um estudo acerca das potencialidades do processo de formação continuada para professores do Ensino Fundamental. A proposta defendida por essa pesquisa diz respeito à inserção da literatura de cordel em sala de aula, como um texto a ser mediado para a formação de leitores. O objetivo da referida pesquisa foi propor, como produto final, uma sequência didática – aqui apresentada – que pretende assumir, junto ao professor, o papel de suporte metodológico
no processo de mediação dessa literatura em sala de aula. Nesse sentido, o artigo em questão está organizado em três partes: na primeira parte, trata de aspectos teóricos acerca da formação continuada para professores e dos folhetos de cordel como parte do processo de mediação de leitura; na segunda, reflete acerca da figura do professor enquanto leitor; e, na terceira, pautada
no modelo de sequência didática adotado por Cosson (2014), apresenta, como proposta pedagógica para a mediação do texto literário em sala de aula, uma sequência didática para ser discutida/trabalhada em cursos de formação continuada de professores na área de leitura e
formação de leitores e a partir do trabalho com a literatura de cordel. Para tanto, o estudo é
norteado por autores como Amigues (2004), que problematiza a formação dos
professores, Colomer (2007) e Cosson (2013), que discutem sobre a literatura e a sua presença no processo formativo de leitores, direcionando seu foco para os discentes, e Pinheiro (2013), que explora o cordel enquanto recurso pedagógico.

Biografia do Autor

Rozânia Ferreira SERIKAWA, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras, pela Universidade Estadual da Paraíba; Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba; Especialista em Psicopedagoia, pela IESP; Mestranda em Literatura e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande

Naelza de Araújo WANDERLEY, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura plena em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos (1992), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Francisco Mascarenhas / UFPB (1996), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001), doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e pós-doutorado na área de Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente, é professora da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura colonial, Literatura Portuguesa - período medieval; Literatura de cordel, Literatura e ensino, Metodologia da Pesquisa.

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Recebido em 29-04-2021

Revisões requeridas em 09-06-2021

Aceito em 03-08-2021

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Publicado

30-05-2022

Como Citar

SERIKAWA, R. F.; WANDERLEY, N. de A. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: : UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DO CORDEL. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 42, p. 154–165, 2022. DOI: 10.48075/rt.v17i42.27278. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/27278. Acesso em: 19 abr. 2024.