DE ENCANTOS E AFETOS

A LITERATURA NEGROAFETIVA DA ESCRITORA SONIA ROSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i43.28381

Palavras-chave:

Literatura Negroafetiva, Letramento Racial, Lei 10639/2003, Literatura Infantil.

Resumo

Este texto trata da literatura infantil produzida por Sonia Rosa. Ele é resultante de uma longa e reflexiva conversa com a autora, tratando de dois importantes conceitos que emanam de suas obras: o Letramento Racial (2014) e a Literatura Negroafetiva (2021). A escritora apresenta o primeiro conceito como uma ferramenta crucial para a compreensão do racismo e suas manifestações e como possibilidade para construir uma verdadeira pedagogia antirracista. Sobre o segundo, a escritora explica que ele surge da necessidade de utilizar uma nomenclatura para designar sua produção literária, assim este conceito para a autora designa uma literatura com narrativas protagonizadas por personagens negros nas quais o afeto é a marca principal. Dialogamos com Cuti (2010), Gomes (2017), Kilomba (2019), Santana (2011), Júnior (2019), dentre outras referências presentes na obra da própria autora que aponta a quem lê um aporte teórico para compreender os sentidos e significados da produção de autoria negra. Por fim, conclui-se que a Literatura Negroafetiva é uma possibilidade de se contemplar a Lei 10639/2003 na prática, ampliando o repertório cultural de crianças e adultos e contribuindo para a construção de uma identidade étnico-racial positiva, que valoriza a subjetividade da pessoa negra, além de colaborar com uma educação antirracista.

Biografia do Autor

Sara da Silva Pereira, UFPR/DOUTORANDA

Doutoranda em Educação pela UFPR. Mestre em Educação Diversidade Diferença e Desigualdade Social. Especialista em: Psicopedagogia clínica e institucional, Mídias integradas na educação, Psicomotricidade. Possui graduação em Capacitação para a Docência dos anos iniciais E.F. pela Faculdade Vizivali (2005), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (2013) e graduação em Letras - Espanhol e suas literaturas, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014). Possui interesse nos seguintes temas de pesquisa: infância e educação das relações étnico-raciais, formação continuada de professores, literatura infantil de temática da cultura africana, afro-brasileira e indígena.

Sonia Regina Rosa de Oliveira Dias de Jesus, CEFET/MESTRE

Mestre em Relações Étnicos Raciais no Centro Cefet/RJ, pedagoga, professora e contadora de histórias. Sua obra literária é repleta de personagens negros em protagonismo. Atualmente se dedica aos trabalhos ligados ao Letramento Racial e à Literatura, especificamente a literatura afro brasileira. Participa de feiras literárias, e eventos afins pelo Brasil a fora. Alguns de seus livros estão presentes em muitas escolas públicas do país porque foram contemplados pelo PNBE Programa Nacional Bibliotecas Escolares do Governo Federal. Participa de vários projetos de Promoção da Leitura e Formação de Leitores tendo como grandes parceiros; o Sesi, a Fundação Vale, o Sesc e algumas Secretarias de Educação. Publicou mais de quarenta títulos tendo, O Menino Nito como seu livro inaugural .Já recebeu alguns prêmios pela FNLIJ, inclusive o Altamente Recomendável. e alguns dos seus livros estão editados na França, países africanos de língua francesa, Itália, Galícia, México, Canadá e Estados Unidos. A autora viaja pelo Brasil, capital e interior, para conversar com seus leitores e também com pais e professores sobre leitura e também sobre a temática afro-brasileira. Em 2015 foi homenageada com uma moção na Câmara dos Vereadores pelos 450 anos de Carioquice Feminina. E ao longo de sua carreira já recebeu de presente nove bibliotecas batizadas com seu nome motivo de muita alegria. Acredita na potencia da partilha de uma história porque constuma dizer: quem conta uma história abraça e a leitura sempre alimenta as ideias

Lucimar Rosa Dias, UFPR/PROFESSORA

Professora da professora da Universidade Federal do Paraná no curso de Pedagogia Ead e presencial e na Pós-Graduação na Linha de Pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdades na Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007). Seu campo de atuação se relacionam aos seguintes temas: educação infantil e diversidade étnico-racial, criança negra e infância negra, relações raciais e formação de professores/ras, mulheres negras e educação. Coordena o ErêYá - Grupo de Estudos em Educação para as Relações Étnico-raciais, é vice-líder do OCUPP - Observatório de Culturas e Processos Políticos-Pedagógicos. Faz parte do OIIIPE - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação e Pedagógicas e compõe o grupo de trabalho Seminario internacional especializado: Infancias de Gorée. 

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural?. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BARBOSA, Rogério Andrade. Outros contos africanos para crianças brasileiras. São Paulo: Paulinas, 2007.

BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. Rio de Janeiro: Mérito, 1948.

BENTO, Maria Aparecida da Silva. PACTOS NARCÍSICOS DO RACISMO: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. 2002. Tese (Doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [...] para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jan. 2003.

BRASIL. Lei nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 11 mar. 2008.

BRAZ, Júlio Emílio. Sikulume & Outros Contos Africanos. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2005.

CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

DIAS, Lucimar Rosa. Cada um com seu jeito, cada jeito é de um. 1ª edição. Campo Grande/MS. Editora Alvorada, 2012.

DIAS, Lucimar Rosa. Azizi, o presente precioso. 1ª edição. São Paulo/SP. Editora Arole Cultural, 2019.

EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Org). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Teoria racial crítica e letramento racial crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. Revista da ABPN, v. 6, n. 14, p. 236-263, 2014.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: RJ, Vozes, 2017.

JESUS, Sonia Regina Rosa de Oliveira Dias de. A literatura infantil afro-brasileira como letramento racial e fortalecimento das identidades negras: uma narrativa Autobiográfica. Dissertação (Mestrado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2019, 122f.

JÚNIOR, Otávio. Da minha janela. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MUNANGA. Kabengele. Negritude: Usos e sentidos. 4ª edição. São Paulo/SP. Autêntica, 2019.

OLIVEIRA, Kiusam de. O mundo no Black Power de Tayó. São Paulo: Peirópolis, 2013.

RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.

ROSA, Sonia. O menino Nito. Rio de Janeiro: Memórias Futuras, 1995.

ROSA, Sonia. Lá vai o Rui.... São Paulo: Editora DCL, 2004.

ROSA, Sonia. Cadê Clarisse?. São Paulo: Editora DCL, 2004.

ROSA, Sonia. Os tesouros de Monifa. São Paulo: Brinque-Book, 2009.

ROSA, Sonia. Como é bonito o pé do Igor!. São Paulo: Editora DCL, 2009.

ROSA, Sonia. Palmas e Vaias. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.

ROSA, Sonia. Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

ROSA, Sonia. É o aniversário do Bernardo. São Paulo: DCL, 2015.

ROSA, Sonia. Histórias amareladas. Rio de Janeiro: Rovelle, 2015.

ROSA, Sonia. Entre textos e afetos: formando leitores dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Malê, 2017.

ROSA, Sonia. Lindara, a menina que transbordava palavras. Belo horizonte: Nandyala, 2019.

ROSA, Sonia. Enquanto o almoço não fica pronto. Rio de Janeiro: Zit, 2020.

ROSA, Sonia. Literatura negro afetiva para crianças e jovens. Revista África e Africanidades, Ano XIV, Ed. 39, Ago-Out de 2021, p. 6-22.

ROSA, Sonia. Literatura negro afetiva para crianças e jovens. Disponível em: https://www.geledes.org.br/literatura-negro-afetiva-para-criancas-e-jovens/. Acesso em: 27 out. 2021.

RÚBIA, Sinara. Alafiá, a princesa guerreira. Rio de Janeiro, Nia Produções, 2019.

SANTANA, Patrícia. Cheirinho de neném. Belo Horizonte: Mazza, 2011.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Downloads

Publicado

03-08-2023

Como Citar

PEREIRA, S. da S.; JESUS, S. R. R. de O. D. de; DIAS, L. R. DE ENCANTOS E AFETOS: A LITERATURA NEGROAFETIVA DA ESCRITORA SONIA ROSA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 43, p. 37–46, 2023. DOI: 10.48075/rt.v18i43.28381. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/28381. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Epistemologias da África e sua diáspora: uma jornada pelo espaço da linguagem, d