OF CHARM AND AFFECTION

THE AFFECTIVE BLACK LITERATURE OF THE WRITER SONIA ROSA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i43.28381

Keywords:

Black-Affective Literature, Racial Literacy, Law 10639/2003, Children's Literature

Abstract

This text discusses children's literature as produced by Sonia Rosa. It is the result of a long and reflective conversation with the author, focusing on two important concepts that emanate from her works: Racial Literacy (2014) and Black-Affective Literature (2021). The writer presents the first concept as a crucial tool for understanding racism and its manifestations, as well as a possibility for building a true anti-racist pedagogy. Regarding the second concept, the writer explains that it arises from the need to use a term to designate her literary production. Thus, for the author, this concept designates literature with narratives featuring black characters in which affection is the main feature. We engage dialogue with Cuti (2010), Gomes (2017), Kilomba (2019), Santana (2011), Júnior (2019), and other references present in the author's work, which provides readers with theoretical contributions for understanding the meanings and significance of black-authored production. Finally, we conclude that Black-Affective Literature is a possibility for implementing Law 10639/2003 in practice, expanding the cultural repertoire of children and adults and contributing to the construction of a positive ethnic-racial identity that values the subjectivity of black people, in addition to collaborating with an anti-racist education.

Author Biographies

Sara da Silva Pereira, UFPR/DOUTORANDA

Doutoranda em Educação pela UFPR. Mestre em Educação Diversidade Diferença e Desigualdade Social. Especialista em: Psicopedagogia clínica e institucional, Mídias integradas na educação, Psicomotricidade. Possui graduação em Capacitação para a Docência dos anos iniciais E.F. pela Faculdade Vizivali (2005), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (2013) e graduação em Letras - Espanhol e suas literaturas, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014). Possui interesse nos seguintes temas de pesquisa: infância e educação das relações étnico-raciais, formação continuada de professores, literatura infantil de temática da cultura africana, afro-brasileira e indígena.

Sonia Regina Rosa de Oliveira Dias de Jesus, CEFET/MESTRE

Mestre em Relações Étnicos Raciais no Centro Cefet/RJ, pedagoga, professora e contadora de histórias. Sua obra literária é repleta de personagens negros em protagonismo. Atualmente se dedica aos trabalhos ligados ao Letramento Racial e à Literatura, especificamente a literatura afro brasileira. Participa de feiras literárias, e eventos afins pelo Brasil a fora. Alguns de seus livros estão presentes em muitas escolas públicas do país porque foram contemplados pelo PNBE Programa Nacional Bibliotecas Escolares do Governo Federal. Participa de vários projetos de Promoção da Leitura e Formação de Leitores tendo como grandes parceiros; o Sesi, a Fundação Vale, o Sesc e algumas Secretarias de Educação. Publicou mais de quarenta títulos tendo, O Menino Nito como seu livro inaugural .Já recebeu alguns prêmios pela FNLIJ, inclusive o Altamente Recomendável. e alguns dos seus livros estão editados na França, países africanos de língua francesa, Itália, Galícia, México, Canadá e Estados Unidos. A autora viaja pelo Brasil, capital e interior, para conversar com seus leitores e também com pais e professores sobre leitura e também sobre a temática afro-brasileira. Em 2015 foi homenageada com uma moção na Câmara dos Vereadores pelos 450 anos de Carioquice Feminina. E ao longo de sua carreira já recebeu de presente nove bibliotecas batizadas com seu nome motivo de muita alegria. Acredita na potencia da partilha de uma história porque constuma dizer: quem conta uma história abraça e a leitura sempre alimenta as ideias

Lucimar Rosa Dias, UFPR/PROFESSORA

Professora da professora da Universidade Federal do Paraná no curso de Pedagogia Ead e presencial e na Pós-Graduação na Linha de Pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdades na Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007). Seu campo de atuação se relacionam aos seguintes temas: educação infantil e diversidade étnico-racial, criança negra e infância negra, relações raciais e formação de professores/ras, mulheres negras e educação. Coordena o ErêYá - Grupo de Estudos em Educação para as Relações Étnico-raciais, é vice-líder do OCUPP - Observatório de Culturas e Processos Políticos-Pedagógicos. Faz parte do OIIIPE - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação e Pedagógicas e compõe o grupo de trabalho Seminario internacional especializado: Infancias de Gorée. 

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Published

03-08-2023

How to Cite

PEREIRA, S. da S.; JESUS, S. R. R. de O. D. de; DIAS, L. R. OF CHARM AND AFFECTION: THE AFFECTIVE BLACK LITERATURE OF THE WRITER SONIA ROSA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 43, p. 37–46, 2023. DOI: 10.48075/rt.v18i43.28381. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/28381. Acesso em: 21 may. 2024.