UMA ANÁLISE DA FORMA DE TRATAMENTO “DOUTOR” NO CONTEXTO DA CANÇÃO DOUTOR, SIM SENHOR!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i44.29447
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Formas de tratamento, Polidez, Análise do Discurso

Resumo

O objetivo do presente trabalho é realizar uma análise quanto ao item lexical “doutor”, utilizado no português brasileiro como forma de tratamento, no contexto da letra da canção Doutor, sim senhor!, composta por Marcos Lobato. Buscamos, de forma específica, observar as raízes histórico-sociais do termo, bem como as posições-sujeitos assumidas pelos interlocutores e as relações de poder estabelecidas a partir do uso do termo “doutor” e suas condições de produção no jogo discursivo mais abrangente, refletindo sobre os efeitos de sentido produzidos por seu uso. A análise é desenvolvida sob a luz dos estudos referentes à polidez, pertencentes à área da Pragmática, e da Análise Discursiva de Linha Francesa, destacando-se as contribuições de Foucault (1995, 2006) quanto ao conceito de poder e micropoderes. A metodologia empregada no estudo é de cunho qualitativo-interpretativo, uma vez que o item é investigado em profundidade, considerando-se aspectos históricos e situacionais. Os resultados da análise apontam para a verificação de que o item lexical “doutor” funciona como uma forma de tratamento equivalente a “senhor”, o que sinaliza a existência de uma hierarquia na qual um dos interlocutores detém o poder na interação. No contexto da letra da canção, tal fato aponta para subserviência de trabalhadores cujas profissões são marginalizadas socialmente.

Biografia do Autor

Aline Yuri KIMINAMI, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Estudos Linguísticos com foco em Análise do Discurso pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Estudos Literários com foco em Tradução pela UEM - Período sanduíche em University of California, Santa Cruz (UCSC-CA). Atualmente leciona como professora colaboradora lotada no departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual de Maringá.

Katia Roseane CORTEZ DOS SANTOS, Unesp

Mestre em Letras pela UEM. Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Unesp. Agência de fomento CNPq.

Referências

ALLEN, Ana Sofia Ferreira. O sistema de formas de tratamento em português europeu: contributos para a compreensão da sua reestruturação a partir de textos escritos do século XX. Orientadora: Esperança Cardeira. 2019. 157f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019.

BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. Formas de tratamento e estruturas sociais. ALFA: Revista de Linguística, v. 18, 1972.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Linguísticas. In: Bourdieu - Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. ORTIZ, Renato (org.), vol. 39. p.156-183. São Paulo: Ática. 1983.

BROWN, Roger; GILMAN, Albert. The pronouns of power and solidarity. In: TA, Sebeok (ed.) Style in Language, MIT Press, p. 253- 273. 1960.

CARDELLA, Júlio. Advogado - doutor por direito e tradição. Tribuna do Advogado de Outubro de 1986, pág. 5. Disponível em: https://ricardofatore.jusbrasil.com.br/artigos/239123308/advogado-doutor-por-direito-e-tradicao. Acesso em: 30 jun 2022.

CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In : PIETROLUONGO, Márcia. (Org.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 309-326. 2009.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e pesquisa n. 28, v. 1, pp.151-162. 2002.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos IV. Michel Foucault. Estratégia, poder-saber. Reorganização Manoel Barros da Motta, tradução Vera Lúcia Avellar Ribeiro – 2ed. Rio de Janeiro: Forense Universitário, 2006.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o Poder. In: RABINOW, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, pp. 231-249. 1995.

MUSSALIM, Fernanda. Análise do discurso. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à linguística: domínio e fronteiras. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 113-165..

REICHMANN, Tinka; VASCONCELOS, Beatriz Avila. “Seu Dotô” / Herr Doktor: aspectos históricos e linguísticos do tratamento de Doutor e as conseqüências para a tradução. Pandaemonium germanicum, v. 13, 2009, 146-170.

PINTO, Joana Plaza. Pragmática. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à linguística: domínio e fronteiras. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 55-79.

SILVA; Jonathan Chasko da; ARAÚJO, Alcemar Dionet de. A metodologia de pesquisa em Análise do Discurso. Grau zero – Revista de Crítica Cultura, v. 5, n. 1, 2017, p. 17-31.

Downloads

Publicado

13-03-2023

Como Citar

KIMINAMI, A. Y. .; CORTEZ DOS SANTOS, K. R. UMA ANÁLISE DA FORMA DE TRATAMENTO “DOUTOR” NO CONTEXTO DA CANÇÃO DOUTOR, SIM SENHOR!. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 44, p. 83–92, 2023. DOI: 10.48075/rt.v18i44.29447. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/29447. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Pêcheux, Foucault e Bakhtin: contribuições, reflexões e provocações para os estu