UMA ANÁLISE DA FORMA DE TRATAMENTO “DOUTOR” NO CONTEXTO DA CANÇÃO DOUTOR, SIM SENHOR!
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v18i44.29447Palavras-chave:
Formas de tratamento, Polidez, Análise do DiscursoResumo
O objetivo do presente trabalho é realizar uma análise quanto ao item lexical “doutor”, utilizado no português brasileiro como forma de tratamento, no contexto da letra da canção Doutor, sim senhor!, composta por Marcos Lobato. Buscamos, de forma específica, observar as raízes histórico-sociais do termo, bem como as posições-sujeitos assumidas pelos interlocutores e as relações de poder estabelecidas a partir do uso do termo “doutor” e suas condições de produção no jogo discursivo mais abrangente, refletindo sobre os efeitos de sentido produzidos por seu uso. A análise é desenvolvida sob a luz dos estudos referentes à polidez, pertencentes à área da Pragmática, e da Análise Discursiva de Linha Francesa, destacando-se as contribuições de Foucault (1995, 2006) quanto ao conceito de poder e micropoderes. A metodologia empregada no estudo é de cunho qualitativo-interpretativo, uma vez que o item é investigado em profundidade, considerando-se aspectos históricos e situacionais. Os resultados da análise apontam para a verificação de que o item lexical “doutor” funciona como uma forma de tratamento equivalente a “senhor”, o que sinaliza a existência de uma hierarquia na qual um dos interlocutores detém o poder na interação. No contexto da letra da canção, tal fato aponta para subserviência de trabalhadores cujas profissões são marginalizadas socialmente.
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