EDUCAÇÃO DO SURDO: HISTÓRICO E LÍNGUA DE SINAIS

Autores

  • Sheila Rodrigues Vieira
  • Andreia Nakamura Bondezan

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v7i14.5787

Palavras-chave:

educação do surdo, língua de sinais, intérprete de libras.

Resumo

A proposta deste trabalho é a de apresentar o histórico da educação do surdo, pontuando as formas de tratamento que eles receberam no atendimento escolar, durante a trajetória da educação do surdo no Brasil, tendo como destaque o oralismo, a comunicação total e o bilingüismo. Em seguida o intuito é de apresentar o conceito de língua de sinais, destacando a função do professor e do intérprete de libras no processo educativo. A realização deste trabalho, de caráter bibliográfico, propiciou um maior conhecimento e compreensão sobre o tema surdez e uma reflexão acerca da aprendizagem do aluno surdo.

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Publicado

20-11-2011

Como Citar

RODRIGUES VIEIRA, S.; NAKAMURA BONDEZAN, A. EDUCAÇÃO DO SURDO: HISTÓRICO E LÍNGUA DE SINAIS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 7, n. 14, p. 97–108, 2011. DOI: 10.48075/rt.v7i14.5787. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/5787. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO