GESTOS DE ENSINAR E DE APRENDER: UMA ANÁLISE INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA DO TRABALHO EM SALA DE AULA

Autores

  • Elvira Lopes Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v8i16.6948

Palavras-chave:

Objeto de ensino, Transposição didática, Gestos professionais

Resumo


Inscrevendo-se no quadro epistemológico do interacionismo sociodiscursivo (ISD), este trabalho apresenta reflexão sobre o agir humano no quadro do trabalho educacional em sala de aula de língua portuguesa. Para compreender o trabalho real do professor e o que temos denominado como “ interação de sala de aula”, a reflexão perpassa pelos gestos didáticos que se integram no sistema social da atividade que constitui a cultura escolar, o que implica as relações entre os discursos e as atividades no quadro das quais elas aparecem. Este trabalho se inscreve na continuidade da abordagem de Volochinov que propõe uma perspectiva descendente (BRONCKART, 2010) para a análise das interações sociais situadas, onde emergem os gestos didáticos que materializam objetos de ensino no processo de transposição didática.

 

Downloads

Publicado

21-08-2012

Como Citar

NASCIMENTO, E. L. GESTOS DE ENSINAR E DE APRENDER: UMA ANÁLISE INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA DO TRABALHO EM SALA DE AULA. Trama, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 11–30, 2012. DOI: 10.48075/rt.v8i16.6948. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/6948. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGO