GESTOS DE ENSINAR E DE APRENDER: UMA ANÁLISE INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA DO TRABALHO EM SALA DE AULA
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v8i16.6948Mots-clés :
Objeto de ensino, Transposição didática, Gestos professionaisRésumé
Inscrevendo-se no quadro epistemológico do interacionismo sociodiscursivo (ISD), este trabalho apresenta reflexão sobre o agir humano no quadro do trabalho educacional em sala de aula de língua portuguesa. Para compreender o trabalho real do professor e o que temos denominado como “ interação de sala de aula”, a reflexão perpassa pelos gestos didáticos que se integram no sistema social da atividade que constitui a cultura escolar, o que implica as relações entre os discursos e as atividades no quadro das quais elas aparecem. Este trabalho se inscreve na continuidade da abordagem de Volochinov que propõe uma perspectiva descendente (BRONCKART, 2010) para a análise das interações sociais situadas, onde emergem os gestos didáticos que materializam objetos de ensino no processo de transposição didática.
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