GESTOS DE ENSINAR E DE APRENDER: UMA ANÁLISE INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA DO TRABALHO EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v8i16.6948Keywords:
Objeto de ensino, Transposição didática, Gestos professionaisAbstract
Applying to the epistemological frame of socialdiscursive interactionism (SDI), this paper presents a reflection on the human acting while within the area of educational worj in the Portuguese language classroom. To understand the teacher's actual work and what we have termed as "classroom interaction," the reflection pervades the didactic gestures that integrate the social system of the activity that is educational culture, which implies the relationships between the lectures and the activities in the picture where they appear. This papaer inserts itself as a sequel to Volochinov's approach, which proposes a descending perspective (BRONCKART, 2010) to the analysis of such social interactions, where didactiv gestures emerge materializing teaching objects on the didactic transposition process.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.