ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTERFACE ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A LIBRAS SOB UMA PERSPECTIVA BILINGUE

Autores

  • Silvana Mendonça Lopes Valentin
  • Ana Cristina Guarinello
  • Daline Backes
  • Sandra Silva Lustosa

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8603

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Bilinguismo, Libras.

Resumo


O presente artigo propõe algumas reflexões sobre a proposta de educação bilíngue para surdos na escola inclusiva, buscando-se compreensão sobre a interface, no processo educativo, da língua de sinais – Libras e língua portuguesa. Faz-se breve abordagem sobre a trajetória educacional dos surdos no Brasil, pautam-se as tendências metodológicas que orientaram as práticas pedagógicas voltadas ao ensino da língua portuguesa para surdos em classes de educação especial. Na sequência, discute-se o bilinguismo como nova perspectiva para o ensino da língua portuguesa ao surdo na escola inclusiva. Também, aponta-se a necessidade de redefinição da prática docente para contemplar a proposta bilíngue e atender à necessidade educacional do surdo.

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Publicado

10-09-2013

Como Citar

MENDONÇA LOPES VALENTIN, S.; GUARINELLO, A. C.; BACKES, D.; SILVA LUSTOSA, S. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTERFACE ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A LIBRAS SOB UMA PERSPECTIVA BILINGUE. Trama, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 229–238, 2013. DOI: 10.48075/rt.v9i18.8603. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/8603. Acesso em: 26 jan. 2022.

Edição

Seção

ARTIGO