EFEITOS DE SENTIDO DO EPIMITIO: ENTRE O DISCURSO E A ARGUMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v12i26.14186Keywords:
Argumentação, Discurso, Formação DiscursivaAbstract
This work aims to analize aspects of discursivity and argumentation present in the epimitio construction. The corpus is made of the fable “A galinha Reivindicativa”, which makes part of Fábulas Fabulosas (free translation: Fabulous Fable) by Millôr Fernandes. The theoretical plan chosen is the imbrication between the French Discourse Analysis, well-grounded by the philosopher Michel Pêcheux based on the New Rhetoric by Chaïm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca. The proposal lies on the investigation of the relation among Discursive Formations in conjunction with argumentative strategies present in the construction of lógos (λόγος). Therefore, it comes to the perception that the social-historic conditions of production of saying, allied to the argumentative game, point out a plan of (re)production of meaningful effects whose argumentative property stresses up to the point of offering a deconstruction of certain significant perspectives set by the impression of language transparency.
KEYWORDS: Argumentation; Discourse; Epimitio; Discursive Formation
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.