GENRE KNOWLEDGE IN THE NEEDS ANALYSIS PROCESS: USING A WRITING ACTIVITY TO ASSESS PRESENT-SITUATION
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v13i28.14778Palavras-chave:
Genre knowledge, Needs Analysis, academic writing, Computer Science graduate studentsResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma Análise de Necessidades realizada com base na perspectiva sociorretórica de análise e ensino de gêneros (SWALES, 1990). Nossa proposta inclui uma análise linguística e de registro, aliada a uma análise dos movimentos retóricos do gênero resumo de artigo de pesquisa, a fim de trazer uma metodologia pedagógica que ajude professores e desenvolvedores de cursos a elaborar cursos de inglês para fins acadêmicos. Vinte e três resumos produzidos por brasileiros, pós-graduandos em Ciência da Computação, foram analisados. O conhecimento de gênero revelou-se uma ferramenta metodológica apropriada para a avaliação da situação presente – relacionada ao conhecimento atual dos alunos em produzir resumos em inglês – o que evidenciou a necessidade de um curso voltado para o aspecto social dos gêneros acadêmicos.Downloads
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