The review as a product of retextualization in academic (re)writing
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v13i28.15597Keywords:
Gênero resenha, retextualização, ensino-aprendizagem.Abstract
n this article, we analyze the review genre in teaching-learning context. We left a corpus of 46 reviews of books, collected in a discipline of reading and production of academic texts, from the course of Letters of a Brazilian Federal University. With the support of authors, like Dell'Isola (2007), Marcuschi ([2001] 2010) and Matencio (2002; 2003; 2004), and others that are based on Applied Linguistics, undertake a methodology that triangulates the reviews produced, the production context and guidance teachers, this product can be defined as a genre retextualizaded, produced from the understanding, exhibition and appreciation of the source text. Our conclusion signals the need for reflections on the compositional aspects and sociodiscursive of the Constitution of the genre in a production located, seized from pedagogical actions and usual written and rewritten.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.