DO CINEMA PARA A LITERATURA: a hibridização midiática através do diálogo entre o filme Dancer in the Dark, de Lars von Trier, e o romance Das nackte Auge, de Yoko Yawada
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v14i31.17686Mots-clés :
Literatura contemporânea, Cinema, Identidade, Intermidialidade.Résumé
Em Das nackte Auge, Yoko Tawada conta a história de uma jovem vietnamita que, devido a um engano, desembarca na cidade de Paris, onde, impossibilitada de se comunicar com o mundo exterior, encontra no cinema, mais especificadamente nas personagens interpretadas por Catherine Deneuve, um local de refúgio e identificação. As narrativas dos filmes vistos pela personagem contaminam de forma progressiva a narrativa do romance, culminando no último capítulo intitulado Dancer in the Dark, referência ao filme de Lars von Trier, cuja interferência cria uma terceira narrativa. Tal construção intermidiática, típica da literatura contemporânea, é apresentada no romance com o objetivo de suscitar questões acerca da identidade do sujeito do tempo presente e do seu olhar (desnudo) sobre o estranho, o estrangeiro.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.