EDUCAÇÃO INTEGRAL OU CONTRATURNO ESCOLAR? concepções sobre o programa mais educação no município de Dourados-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19302
Agências de fomento

Palavras-chave:

Programa Mais Educação, educação integral, política educacional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de implementação do Programa Mais Educação na rede municipal pública de Dourados-MS, no período compreendido entre 2009 e 2015, com vistas a identificar e discutir a concepção de educação de tempo integral explicitada nesse processo. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa, tendo como campo empírico as 45 escolas públicas municipais de Dourados – MS, utilizando como instrumento de coleta de dados questionário junto aos integrantes do Programa. Constata-se que a concepção de educação integral presente no Programa Mais Educação está relacionada à ampliação da jornada escolar; consequentemente, tal concepção está em consonância com a proposta preconizada pelo Programa que considera como educação integral, além de outros fatores, a jornada escolar com duração igual ou superior a sete horas diárias.

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Recebido em 11-04-2018 e aceito em 28-08-2018.


Biografia do Autor

Espedito Saraiva MONTEIRO, Secretaria Municipal de Educação - Dourados - MS

Espedito Saraiva Monteiro.

Mestre Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Coordenador do Programa Novo Mais Educação da Secretaria Municipal de Educação - Dourados - MS.

E-mail: espedito_monteiro@yahoo.com.br

Elisangela Alves da Silva SCAFF, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Elisangela Alves da Silva Scaff.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: elisscaff@gmail.com

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Publicado

02-10-2018

Como Citar

MONTEIRO, E. S.; SCAFF, E. A. da S. EDUCAÇÃO INTEGRAL OU CONTRATURNO ESCOLAR? concepções sobre o programa mais educação no município de Dourados-MS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 33, p. 118–129, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i33.19302. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/19302. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Políticas Públicas em debate